Notícias, mídia e premiações
PCM Lab participa do UK Colloids 2020
_edited.jpg)
Trabalho publicado em revista Qualis A1 recebe repercussão da mídia internacional

Coordenador do PCM Lab é professor visitante na Inglaterra

PCM Lab recebe voto de aplauso da Assembléia Legislativa da Paraíba

Estudante do PCM Lab recebe premiação na SBPMat

2015
A estudante Geovânia Cordeiro de Assis, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB, foi reconhecida na reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais – SPBMat – com o prêmio Bernhard Gross de melhor poster. Seu trabalho, desenvolvido no PCM Lab, foi dedicado ao reuso de poliestireno de rejeito para o preparo de espumas fotocatalíticas, abordando questões ambientais nas duas pontas, fazendo uso de um rejeito plástico como precursor e utilizando o material final para degradação fotocatalítica de corantes em água. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a Profa Mary Cristina, do Programa de Pós-graduação em Química da UEPB, além da colaboração internacional com o Prof Julian Eastoe da University of Bristol, Reino Unido.
06 de abril de 2016
O trabalho desenvolvido pelo PCM Lab é fruto de muita dedicação de seus membros, que trabalham enquanto a infraestrutura é desenvolvida, e isto não é tarefa fácil. A colaboração é fundamental, e neste sentido a divulgação em eventos internacionais é fundamental para tornar o trabalho feito na UEPB conhecido e abrir novas portas de cooperação. Este esforço foi reconhecido no último dia 06 de abril de 2016, quando a Casa de Epitácio Pessoa aprovou um Voto de Aplauso, requerido pela Deputada Daniella Ribeiro, conforme: “REQUEIRO, nos termos do artigo 117, inciso XVIII, da Consolidação do Regimento Interno, que se registre nos anais desta Casa um voto de APLAUSO ao professor RODRIGO JOSÉ DE OLIVEIRA, pela apresentação no Workshop Internacional Researcher Links em Brasília-DF, da pesquisa desenvolvida pelo laboratório de Física de Materiais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).” O PCM Lab agradece o reconhecimento, compartilhando-o com os membros da equipe.
2017
A University of Bristol, Inglaterra, financia com recursos próprios o programa Benjamin Meaker de bolsas para professores visitantes. Em parceria com o Dr Jeroen van Duijneveldt, School of Chemistry, foi aprovada bolsa com duração de 1 mês, financiada pelo Institute for Advanced Studies e o Cabot Institute. O projeto aprovado em colaboração buscou estudar interações entre polifosfatos e argilas para preparo de novos materiais para liberação controlada de nutrientes no solo, os chamados fertilizantes inteligentes. Este período em Bristol foi fundamental para fortalecer a colaboração e obtenção dos primeiros resultados. Como resultado, trabalho científico foi publicado na PCCP da Royal Society of Chemistry. Novas oportunidades de pesquisa surgiram, e estão atualmente em andamento sobre regeneração de tecido ósseo e eletrólitos no estado sólido.
2018
Com fundamental colaboração de colegas da UnB, UFPE, UEPB e University of Bristol, a dissertação de mestrado da estudante Geovânia Cordeiro de Assis foi publicada na revista ACS Applied Materials and Interfaces, classificada no estrato A1 do sistema Qualis da CAPES. O trabalho teve grande repercussão em mídias eletrônicas internacionais, dando uma visibilidade importante para o crescimento da pesquisa em materiais na UEPB. O canal norte-americano PBS fez reportagem sobre a poluição plástica e tratou nossos resultados como exemplo de ação possível para o reuso de plástico. Websites como technology.org e outros repercutiram os impactos da pesquisa. Um acompanhamento da repercussão em diversas mídias digitais pode ser encontra em altmetric.com.
21 de Julho de 2020
O coordenador do PCM Lab, Prof Rodrigo J. de Oliveira, foi um dos palestrantes na sessão virtual do UK Colloids deste ano. Em função da pandemia da COVID-19, este evento internacional que congrega pesquisadores da área de colóides de todo o mundo foi realizado online no formato de flash presentations. Foi apresentado o projeto envolvendo a manipulação de lamelas de esmectitas com polifosfatos para formação de novos biomateriais.